A ideia era checar os pontos positivos e negativos de cada meio de transporte público em Fortaleza, comparado o trecho Benfica-Maracanaú. O percurso da ida deu-se de ônibus e a volta, de Maracanaú, município da Região Metropolitana até o bairro Benfica, aconteceu de metrô. O trajeto teve início no Shopping Benfica, às 14h54, onde o ônibus 350 - Novo Maracanaú percorreu, em grande parte, pela Avenida João Pessoa, no fluxo exclusivo para ônibus, os 24 km até o município.

O Metrofor, Metropolitano de Fortaleza, opera desde 15 de junho de 2012. O sistema é o sexto maior em extensão do Brasil e conta atualmente com três linhas: 2-Verde-Oeste, 3-Vermelha-Sul, 4-Roxa-VLT. Esta última foi entregue parcialmente, entre as estações Parangaba e Borges de Melo. Há, ainda, outra linha, em construção, a 1-Amarela-Leste. Desde a implantação, o complexo tem beneficiado a população da capital e região metropolitana. Muitas pessoas, apesar disso, continuam utilizando o ônibus como principal meio de transporte, ainda que seja possível percorrer o mesmo percurso de metrô.

 

FORTALEZA: o ir e vir
do transporte público

Comparar o trecho Benfica-Maracanaú tanto de ônibus, quanto de metrô, é conhecer a realidade dos traslados e das pessoas que utilizam os meios no dia a dia da capital cearense

Como passageira do coletivo 350 estava Aryadine Venâncio, 22, professora que faz esse itinerário todos os dias e que, apesar de ter a opção do metrô, opta por usar o ônibus. Assim, ela pode usar o "passe card", que é o Vale-Transporte Eletrônico, processo implantado desde agosto de 2004 e que substituiu definitivamente o vale-transporte em papel. A professora diz que, por não ter essa opção no metrô, o mínimo que conseguiria pagar seria a meia passagem, com o Cartão do Metrofor.

Anteriormente, o pagamento de meia passagem era realizado utilizando a carteira de estudante municipal. Com ela, o estudante recebia o ticket de papel da meia tarifa, que era depositado em uma urna e assim liberado o embarque. Este modelo já foi substituído pela bilhetagem eletrônica, garantindo a comodidade de portar créditos eletrônicos no Cartão do Metrofor, que pode ser recarregado de acordo com as necessidades do estudante.

 

Já o aposentado e comerciante Francisco Assis, 62, opta por usar o ônibus porque a estação de metrô ficar longe da casa dele, no bairro Jereissati I. Ele sente dores nas pernas, então acaba usando o ônibus no seu dia a dia, aproveitando o metrô apenas quando perde o horário ou quando os ônibus estão em greve. Mas, admite o conforto, rapidez e segurança das linhas do complexo Metropolitano de Fortaleza.

A chegada em Maracanaú foi às 15h43, ou seja, viagem de quase uma hora de duração. Além do perigo falado pelos passageiros, existe o desconforto no transporte rodoviário devido à quantidade de curvas e a velocidade que o ônibus move-se.

 

Na estação do metrô de Maracanaú, pegando a linha Chico da Silva às 16 horas, a rota dura apenas meia hora até o Shopping Benfica, aonde chegou às 16h30. Durante o percurso de volta, Maria do Amparo, 40, contou alguns benefícios do uso do metrô.

 

É incrível, você nem sente muito. É tão rápido... Mas, dentro, você está numa tranquilidade. É muito bom esse negócio de metrô. Foi a melhor coisa que inventaram”, confessa, enquanto sorri.

CONFIRA O VÍDEO

LEIA MAIS:

METROFOR: a resistência do comércio informal no entorno

PERCURSO: 22 km de distância

TOPO

Aryadine Venancio, 22

Bilhete Eletrônico do Metrofor

Maria do Amparo, 40

Francisco Assis, 62

  • Grey Twitter Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Este hotsite, Partiu Metrô?, é resultado do trabalho final da disciplina Projeto em Mídias Convergentes - 2017.2, com orientação do professor Miguel Macedo, do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).

As reportagens são dos estudantes Amanda Cavalcanti, Iury Medeiros, Mairla Freitas, Mariana Amorim, Natasha Lima, Paulo Mesquita e Rafaelly Leal. A direção de arte é de Naélio Santos. CONFIRA DETALHES!

© Fortaleza 2017. PROJETO PARTIU METRÔ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now